segunda-feira, dezembro 18, 2006

 

Por que eu não celebro o natal? (Top 3)

Há mil e um motivos (cristãos e não cristãos) para não celebrar o natal. Como ateísta, vou tratar da parte que me cabe.

1) O natal ainda é uma celebração cristã. Mesmo que a origem da data seja pagã (o nascimento do deus Mitra), mesmo que o natal seja uma invenção comercial, as pessoas comemoram no dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus. Pensem em toda a confusão, nas guerras, nas mortes, no atravancamento do progresso da ciência (até hoje), na inquisição e nas cruzadas, no falso moralismo, no preconceito com os gays e com as mulheres e em tudo mais que esse cara promoveu ao longo de dois mil anos. Celebrar o natal é assinar embaixo de tudo isso. Comemorar o 25 de dezembro é concordar com todas as iniqüidades promovidas pelo cristianismo ao longo da história. Definitivamente não quero fazer parte disso.

2) As crianças são treinadas desde cedo a serem boazinhas o ano todo pra papai do céu ficar feliz e mandar uma recompensa no natal pelo papai Noel. É a lógica do cristianismo. Mais tarde estas crianças deixam de acreditar no papai Noel, mas continuam desejando recompensas divinas e temendo um castigo. Além de idiotizar essas crianças com historinhas absurdas que retardam o estabelecimento do senso crítico, os adultos imprimem nessas crianças a lógica nojenta do cristianismo, do castigo e recompensa.

3) Quando me perguntam por que eu não celebro o natal, eu costumo retrucar perguntando: você celebrou o yom kippur neste ano? E o ramadan? As respostas e o desfecho são óbvios. Por que raios então eu deveria celebrar o natal se não sou cristão?

Comments:
Boa cara, quem é ateu tem q ter coragem pra assumir suas idéias e parar de ficar se adequando aos outros.
 
Sou ateu e comemoro o natal. Acho que é sempre bom termos uma data para reunir a família e celebrar a família. Não me vejo colaborando com as mentiras do catolicismo deflagradas durante 2000 anos, me vejo comemorando a fraternidade.
 
Eu tb nao comemoro natal, páscoa, festas de reis, dia de n. sra aparecida, nem qualquer outra festa com motivos religiosos. eu só comemoro feriados com motivos historicos, ex. independencia, descobrimento, republica, etc, pq entendo ser obrigacao de todos os brasileiros independente de religiao, cor, classe, sexo, etc. mas feriados religiosas nao é obrigacao de ninguém a nao ser o grupo em questao.
gostei da sua atitude
 
Não confudir cristãos com católicos. Os verdadeiros cristãos não celebram o Natal. Jesus quando nasceu não era ainda ungindo ou Cristo. Só após o seu baptismo iniciou o seu ministério. Assim, mais importante que o seu nascimento, é a causa da sua morte.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?